top of page
  • Foto do escritorahoradanoticia

ESGOTAMENTO PROFISSIONAL ENTRA NA LISTA DE DOENÇAS INTERNACIONALMENTE RECONHECIDAS PELA OMS

O ESGOTAMENTO PROFISSIONAL CONHECIDO COMO SÍNDROME DE BOURN-OUT ENTROU NA LISTA DAS DOENÇAS INTERNACIONALMENTE RECONHECIDAS PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. PELA PRIMEIRA VEZ O ESGOTAMENTO ENTROU NA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS, A CID, QUE É USADA COMO REFERÊNCIA PARA DIAGNÓSTICOS E SEGURADORAS DE SAÚDE. A LISTA, ELABORADA PELA OMS, É BASEADA NAS CONCLUSÕES DE ESPECIALISTAS DE TODO O MUNDO E UTILIZADA PARA ESTABELECER TENDÊNCIAS E ESTATÍSTICAS DE SAÚDE.

A DEFINIÇÃO DA CONDIÇÃO DO BURN-OUT COMO UMA CONDIÇÃO MÉDICA DIVIDE A OPINIÃO DE ESPECIALISTAS HÁ ALGUMAS DÉCADAS.

NA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO DE DOENÇAS E LESÕES DA OMS, BURN-OUT É DEFINIDO COMO UMA SÍNDROME CONCEITUADA COMO RESULTANTE DO ESTRESSE CRÔNICO NO LOCAL DE TRABALHO QUE NÃO FOI GERENCIADO COM SUCESSO. DE ACORDO COM A NOVA ATUALIZAÇÃO, A SÍNDROME É CARACTERIZADA POR SENTIMENTO DE ESGOTAMENTO, SENTIMENTOS NEGATIVOS RELACIONADOS AO TRABALHO E REDUÇÃO DA EFICÁCIA PROFISSIONAL. A NOVA ATUALIZAÇÃO AINDA AINDA TRAZ NOVOS ACRÉSCIMOS. COMO POR EXEMPLO A CLASSIFICAÇÃO DE "COMPORTAMENTO

SEXUAL COMPULSIVO" COMO UM TRANSTORNO MENTAL. E AINDA RECONHECE PELA PRIMEIRA VEZ O VIDEOGAME COMO UM VÍCIO. QUE APARECE AO LADO DE JOGOS DE AZAR E DROGAS COMO A COCAÍNA. ALÉM DISSO A LISTA REMOVE TRANSSEXUALIDADE DA LISTA DE TRANSTORNO MENTAL.

A NOVA CLASSIFICAÇÃO DEVE ENTRAR EM VIGOR EM JANEIRO DE 2022.


0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page