O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, anunciou nesta quarta-feira (10) que o presidente da Agência de Promoção de Exportações (Apex), Alex Carreiro, pediu demissão do cargo. Ele ficou no cargo apenas uma semana e deverá ser substituído pelo embaixador Mário Vilalva.
Essa é a primeira baixa do governo Bolsonaro. Carreiro não tinha experiência em comércio exterior e promoção comercial. Ele, que foi assessor do PSL no Congresso, não havia ocupado nenhum cargo público relevante na esfera federal.
Segundo o jornal "O Globo", Carreiro só poderia permanecer no cargo se o estatuto da agência fosse alterado, isso porque ele não é fluente em inglês e não tem experiência no setor público na área de comércio exterior.
A Apex é o principal órgão responsável por promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Segundo o ministro Ernesto Araújo, o nome do embaixador Mario Vilalva é cotado como substituto de Carreiro e já foi levado ao presidente Jair Bolsonaro.
Reportagem, Paulo Henrique Gomes
Comments