top of page
  • Foto do escritorahoradanoticia

TV e videogames prejudicam desempenho escolar

TELEVISÃO E VIDEOGAME PODEM SER OS TIPOS DE TELA MAIS PREJUDICIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. É O QUE SUGERE UM NOVO ESTUDO NORTE AMERICANO QUE MOSTROU QUE O TIPO DE TELA QUE O ADOLESCENTE CONSOME É MAIS IMPORTANTE DO QUE A QUANTIDADE DE TEMPO GASTO.

POR EXEMPLO, PASSAR MUITO TEMPO EM FRENTE A TV PODE PREJUDICAR O DESEMPENHO EM LINGUAGEM E MATEMÁTICA. JOGAR VIDEOGAME TAMBÉM PREJUDICA AS PONTUAÇÕES ESCOLARES.

O NOVO ESTUDO REVISOU 60 CONCLUSÕES DE PESQUISAS SOBRE TEMPO DE TELA E DESEMPENHO ESCOLAR QUE INCLUÍRAM QUASE 500 MIL CRIANÇAS DE 23 PAÍSES DIFERENTES.

ESTUDOS ANTERIORES JÁ CONCLUÍRAM QUE O TEMPO EXCESSIVO NA TELA PODE CAUSAR DESDE PROBLEMAS DE SAÚDE MENTAL E DE DESENVOLVIMENTO ATÉ GANHO DE PESO ENTRE AS CRIANÇAS. OS PESQUISADORES SUGEREM AGORA QUE AO INVÉS DE SE PREOCUPAR COM O EXCESSO, É PRECISO ANALISAR A QUALIDADE DO TEMPO GASTO EM TELAS. AINDA NÃO ESTÁ CLARO POR QUE ALGUMAS FORMAS DE USO DE TELA PODEM PREJUDICAR O DESEMPENHO ESCOLAR MAIS QUE OUTROS TIPOS.

É POSSÍVEL QUE O EXCESSO DE TEMPO EM FRENTE A UMA TELEVISÃO OU COMPUTADOR IMPEÇA AS CRIANÇAS DE REALIZAR TAREFAS, COMO ESTUDAR, DORMIR OU SE EXERCITAR. OS ESPECIALISTAS ACONSELHAM LIMITAR O TEMPO DE EXIBIÇÃO DAS CRIANÇAS EM GERAL, POIS O COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO ESTÁ ASSOCIADO A UMA SÉRIE DE PROBLEMAS DE SAÚDE FÍSICA E MENTAL.



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page